Entrevista com o coordenador da secretaria de agricultura e meio ambiente de Currais Novos. E O CAMPO COMO VAI?

agricultura

Os destaques da entrevista realizada no programa Dia a Dia no canal 4, Sidys TV

  1. (Pergunta) Depois de ter dedicado uma vida inteira a assistência técnica rural, acha que as coisas melhoraram no campo?

(Resposta) Mudou sim, no aspecto organizacional principalmente no social.  Quem conheceu e viveu na zona rural na década de 80 sabe que não existia nenhuma organização nas comunidades rurais, criamos o NIR (núcleo de integração rural) que foi o ponta pé inicial para a organização das famílias rurais.

No aspecto produtivo o campo tem sofrido muito com as estiagens que persiste na nossa região. Na minha opinião um ano de estiagem destrói 3 anos de progresso.

Precisamos disponibilizar   assistência técnica e tecnologia para que possamos mostrar ao homem do campo que é possível conviver com a estiagem.

preste serviço as propriedades rurais.

  1. (Pegunta) O que mais falta a quem vive do campo?

Assistência técnica fator determinante para o desenvolvimento das famílias rurais.

  1. (Pergunta) Um homem do campo mais preparado do ponto de vista técnico poderia causar uma revolução na produção?

(Resposta) Sim! O desenvolvimento rural passa pela tecnologia e inovação, à busca pelo novo é fundamental. Produzir no sistema tradicional é difícil ou praticamente impossível.

  1. (Pergunta) Nos dê uma panorâmica das chuvas no munícipio de Currais Novos

(Resposta) Na região Seridó Currais Novos foi um dos municípios mais atingidos pela falta de precipitação pluviométrica. O índice de perda é praticamente 100% em todas as culturas cultivadas no sistema sequeiro no nosso município. Necessário se faz Ações dos nossos governantes que amenize tal situação.

  1. (Pergunta). Podemos ainda continuar crendo que o campo é um lugar bom para ganhar a vida e sustentar a família?

(Resposta) Sim! Acredito muito no produto  assistido aquele que passa por mudanças  e usa tecnologia capaz de melhorar sua produtividade e consequentemente a melhoria sócio econômica da sua família.

  1. (Pergunta) Quais as ações da secretária de agricultura que merecem um destaque?

(Resposta) Uma das principais mudanças ocorrida na Secretaria Municipal de Agricultura foi a sua aproximação ao homem do Campo.

O prefeito Odon Jr.  e o Secretário Lucas Galvão tem esse objetivo.  Através do projeto INOVAR as ações chegam mais rápido ao homem do Campo.

Estamos consertando todas estradas vicinais do nosso município; Preparamos 667 áreas para plantio; criamos o horto de mudas nativas; vamos consertar todos os Mata burros do nosso município bem como construir novos; estamos dando ênfase ao abastecimento rurais através de carros pipas e instalações de poços tubulares; estamos preparando reservas de alimentos para nossos animais através de confecção de silagem; está em fase de implantação  uma unidade de repasse de palma forrageira direcionadas aos produtores rurais; além de ações complementares com melhoria do abatedouro,  mercado público e feira livre do nosso município.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Deixe uma resposta

Formul-ario de Contato