42 anos depois, motorista envolvido em tragédia do Baldo é preso.

Um dos casos mais emblemáticos da história da capital do estado teve por fim após 42 de anos de fuga a prisão do responsável pela morte de 19 pessoas em um dia que deveria ser de alegria e diversão terminou com famílias arrastadas por um ônibus desgovernado. Aluísio estava foragido desde o dia do acidente e ainda trabalhava como mostorista.

Entenda o caso.

A Tragédia do Baldo foi um dos episódios mais marcantes e dolorosos da história do Rio Grande do Norte, ocorrendo na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o Carnaval de Natal. O caso voltou a ganhar enorme repercussão nacional em 26 de junho de 2026, quando o motorista responsável pelo crime foi finalmente preso em Cuiabá (MT), após passar 42 anos foragido.

O Acidente

Na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, um ônibus desgovernado, conduzido por Aluísio Farias Batista, invadiu uma área isolada para o desfile do bloco Cordão do Puxa-Saco, na Avenida Rio Branco. O veículo atropelou a multidão e a banda de música, resultando em 19 mortes e dezenas de feridos. Perícias técnicas descartaram falhas mecânicas, apontando a conduta do motorista como causa.

Impacto e Impunidade

A tragédia causou um profundo trauma, provocando o esvaziamento do Carnaval de rua de Natal por quase 20 anos, com a folia migrando para praias e áreas privadas. Aluísio foi condenado a 21 anos de prisão, mas permaneceu foragido, vivendo na impunidade por mais de quatro décadas, mesmo após o caso ser retratado no programa Linha Direta.

A Prisão (Junho de 2026)

Em 26 de junho de 2026, uma operação conjunta das Polícias Civis do RN e MT localizou e prendeu Aluísio, então com identidade falsa, em Cuiabá. A captura foi possível graças a técnicas de reconhecimento facial e cruzamento de dados. Ele foi encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena.

Deixe um comentário

Pr. João Batista de Moura

Com formação em Pedagogia, Teologia e Psicanálise, além de MBA em Marketing e Gestão de Pessoas, JB Moura construiu uma trajetória consistente e multidisciplinar voltada à comunicação, ao desenvolvimento humano e à liderança.

São mais de 20 anos dedicados à comunicação no Seridó e no Rio Grande do Norte, com atuação consolidada no jornalismo e no rádio, sempre marcada pela credibilidade, clareza e compromisso com a informação de interesse público. Sua comunicação se destaca pela responsabilidade editorial e pela capacidade de traduzir temas relevantes de forma acessível e impactante.

Mais do que informar, JB Moura comunica propósito. Em suas palestras e no Minuto Esperança, une conhecimento, fé e experiência para transmitir mensagens que despertam consciência, fortalecem valores e oferecem direção, impactando vidas com profundidade e esperança.

Siga-nos